Estava eu muito descansado a passear numa ruela e a ver as montras quando ouço uma voz não muito longe de mim que dizia:"Ó Manel, deixa-me só comprar esta santinha". De facto, cada vez mais me convenço de que vivemos num país de corruptos. A verdade é que aqui toda a gente se vende e toda a gente se compra. Já não é a velha questão das cunhas; é a questão das compras. Até os santos são corrompidos. Por um punhado de trocos podemos ter qualquer santo em casa; podemos escolher o tamanho do santo, a cor, os milagres que trazem consigo. No fundo, as imagens dos santos não são mais do que barbies para gente crescida e com fé. Há pessoas que enchem a casa com santos, alguns deles repetidos até. E há pessoas que fazem o mesmo com as barbies. Será que rezar para uma imagem torna a reza mais credível? Será que o Todo-Poderoso atenderá em primeiro lugar as preces de quem tem imagens de santos em casa? Nesse caso, começo a desconfiar que Ele deve ter alguma percentagem nas vendas das imagens... Tipo Cristiano Ronaldo.
Há expressões que não são muito felizes e esta de comprar santinhos é um bom exemplo disso. Se o Ministério Público tiver conhecimento destas frases, o mais provável é termos os santos a serem alvo de escutas telefónicas para descobrirem a que tipo de subornos eles estão sujeitos. Acho muito bem. Porque o problema não é só com "cafés com leite" ou "frutinhas". Sei de fonte segura que o Pinto da Costa também falava em comprar santinhos nas escutas telefónicas. Mas não eram imagens de santos. Ele referia-se era ao Martins dos Santos. Por estas e por outras é que a religião está cada vez mais descridibilizada. Onde já se viu o Papa a comprar um santo?... Se aliarmos isto ao facto de as pessoas deitarem esmolas nas imagens dos santos em capelas e igrejas, deixa de haver dúvidas de que já não há santos como antigamente. As pessoas estão dispostas a fazer de tudo por um milagre, inclusivé a subornar. E os santos lá se deixam corromper. Há até santuários onde os santos ficam tão felizes, mas tão felizes com as generosas esmolas que recebem que até oferecem grandes automóveis aos padres responsáveis pelas igrejas...
1 comentário:
grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr....tou temporariamente de relações cortadas consigo. Hereeeeeeeeeeeeeeege!!!!!!!!!
Qd me passar volto p explicar a sua excelência que n s reza a santos de barro e q estes de nada servem s no nosso coração nada existir além de...barro. Claro q mtas vezes esses santos q se carregam estão benzidos e nesse caso já existe a diferença de servirem de protecção.
Podia agora continuar durante duas horas a escrever sobre o assunto mas tou de relações cortadas consiiiiiiiiigo:))
Sem beijo pq já sabes q hoje n mereces ;D
Ah e quase quase sem nenhum toblerone pq tás de castigo eh eh eh
Enviar um comentário