Basta! Eu também quero um emprego na Secretaria da Lusíada! Uma pessoa passa a vida a criticar os funcionários públicos mas a verdade é que o sector privado consegue sempre fazer melhor. Se num qualquer departamento público demoramos um dia a ser atendidos, na Lusíada passam-se horas e horas a chegar do nº 130 ao 137 apenas, estando a Secretaria com três funcionários muito bem-dispostos a olharem para os computadores e sem chamarem o nº seguinte. Definitivamente, também quero ser assim. Trabalhar para quê? Vai estar uma pessoa a chatear-se a atender alunos que se querem inscrever na Universidade? Essa agora... A Lusíada devia investir (apesar de saber que para eles essa palavra é proibida...) em programas culturais na sala de espera da Secretaria. É o sítio ideal para projectarem filmes de 4 horas e acima de tudo para divulgarem os discursos do Fidel Castro. Estar ali tantas horas à espera já faz de mim um cubano, em parte. Já não ia estranhar. E sempre dava para ouvir o Avô Cantigas a dizer umas asneiras.
É nestas alturas que se entende o porquê de certas pessoas entrarem num estado tal de loucura que os leva a pegar em armas e matar 70 pessoas. Ou apenas 3, se estiverem todos os funcionários da Secretaria. Foi por muito pouco que hoje não me deu para entrar pela Secretaria e dizer:" Vou chamar o Cristiano!!!" Queria ver o horror na cara deles. Qualquer dia perco a cabeça e lá vai disso!
Depois, uma pessoa entra e nem um café oferecem. Tanto tempo à espera de ser atendido e não há o mínimo de afecto e carinho por parte dos funcionários. Não há nem um comentário tipicamente português para deixar uma pessoa à vontade e a sentir-se feliz com a sua própria existência, do género:"Tás mais magro! Os exames fizeram-te bem..." ou "Tão crescido que tu tás. Ainda no outro dia eras caloiro, que eu bem me lembro, e hoje já és um veterano de seis matrículas que nunca mais acaba o curso..." Vá, esta parte também era demais. São muito frios e insensíveis os funcionários da Secretaria.
Por último, quando nós já pensamos que nada mais pode correr mal, eis que eles se voltam a superar para nos tirar do sério. Uma pessoa senta-se e diz que se quer inscrever às 4 cadeiras que lhes falta. Eles mexem no computador e dizem:"Ah, já fez Direito Fiscal..." E eu digo que sim, em 2007, e que agora me falta DIP, TIP, Executivo e Lógica... E eles voltam à carga:"Ah, já fez Direito Administrativo..." E eu respondo:" É bem verdade, olhe como é a vida. Fiz em 2006. Agora falta-me apenas DIP, TIP, Executivo e Lógica! Vinha-me inscrever a essas cadeiras!" Mas eles ainda dão a estocada final:"Ah! E também já fez Processo Penal." Aí, já o desespero toma conta duma pessoa. Depois de três cabeçadas minhas na secretária, surge um pouco de luz em certas cabeças e dizem:" Segundo o que tenho aqui, só lhe falta DIP, TIP, Executivo e Lógica. É a essas que se quer inscrever?" Quem lhes der o maior insulto tem a minha profunda admiração.