Em tempos de crise económica, nada melhor que um milagre financeiro para animar a malta. Podemos ser muito cépticos em relação a estas coisas, mas a verdade é que esses milagres acontecem, esses sinais de fé afinal ainda não passaram de moda. Estamos perante a versão mais recente do mistério das aparições da Virgem aos pastorinhos. Falando em concreto, temos em Portugal um clube de futebol na 1ª Liga que não paga os salários aos jogadores praticamente desde o ínicio da época. Nem paga aos jogadores, nem paga aos demais credores. Nada de anormal até aqui. Se dissesse apenas isto ninguém iria identificar o clube, com tanto salário em atraso que há por aí. Bom, mas esse clube é o Estrela da Amadora (se bem que a esta hora até a estrela deve estar penhorada...). O Estrela precisava de pagar uma dívida para poder realizar um jogo contra o Porto. E não é que apareceu mesmo dinheiro?? Até os jogadores ficaram estupefactos. E há motivos para tal. Isto é um verdadeiro milagre, comparável em tudo às aparições marianas. Vejamos: em primeiro lugar, surge uma divindade misteriosa que fala com gente simples e sem instrução (dirigentes do Estrela), tal como eram os pastorinhos. A diferença é que esta divindade trazia dinheiro, enquanto a Virgem Maria apenas falou em fracções (tipo terços...); em segundo lugar, apenas essa gente simples e sem instruções consegue ver a tal divindade e, mais importante ainda, também são as únicas que conseguem ver o dinheiro; em terceiro lugar, essas divindades desaparecem tão depressa como aparecem, tal como o dinheiro...; por último, só pode acreditar nestas coisas quem também tiver muita fé e for bastante crente. Tal como na história original dos pastorinhos, também esta envolve segredos. Se o 3º segredo de Fátima ainda se mantém numa densa névoa misteriosa, também ficaram em segredo quais as contrapartidas que o clube vai ter decorrentes do tal empréstimo. A menos que alguém acredite que, hoje em dia, ainda se dá dinheiro a alguém sem esperar nada em troca... Isso sim, era um dogma.
Já em Santa Comba Dão passa-se algo que não tem nada a ver com divindades misteriosas mas apenas com a mais pura estupidez presente no ser humano. Nas comemorações do feriado de 25 de Abril, a Câmara Municipal vai inaugurar a praça Oliveira Salazar... Ridículo? Também... Mas é mais que isso. Roça a provocação. Será que em Auschwitz, na comemoração de mais um aniversário da libertação dos judeus do campo de concentração, os polacos irão inaugurar a Praça Hitler? Não me parece... Mas aqui tudo é possível. O Presidente da Câmara de Santa Comba Dão ainda se atreveu a dizer que não tinha reparado na coincidência das datas... Um caso em que se aplica o provérbio do "preso por ter cão e preso por não ter"... Porque ele ou é estúpido por saber ou é estúpido por não saber... O calendário por vezes apanha as pessoas desprevenidas... Esse demónio do calendário... Amaldiçoados sejam, tal como as cadeiras!
4 comentários:
É fácil de ver quem apareceu com o dinheiro na Reboleira...cá para mim alguém que queria muito estar na meia final da taça e não deixar o Porto ir à final. O Porto vai, apenas conseguiram evitar a presença do Hulk, como era de prever.
Essas tuas duvidas deveriam surgir nas (duas) miticas semanas de greve do Estrela da Amadora, também essas pareciam um segredo de Fátima.
Em relação à praça de Santa Comba Dão, não me parece que possas comparar Hitler a Salazar, mas cada um tem a sua opinião. Eu, sinceramente, acho que Hitler não tem comparação com ninguém e que me recorde nunca vi, nem ouvi dizer que o Salazar tenha mandado matar milhões de pessoas.
Na época do Salazarismo havia muita coisa má, desde logo porque era uma ditadura, mas havia uma coisa muito boa chamada respeito, agora nada disso existe. Este país anda de cuecas a passear pela Europa.
Forte abraço amigo!
Mui estimado bonekinho:
as minhas dúvidas em relação a kem pagou a divida do Estrela nao tinham nenhum destinatario em concreto.Nem t sintas atingido porque acho k o teu clube seria o último clube do mundo k kereria realizar o jogo...;) quanto a Salazar,é verdade que ele nao mandou matar milhoes...também nao podia,dado que eramos muito poucos neste "rectangulozito".Mas ainda assim mandou matar muita gente.Só aki nesta aldeola em k habito,partiram meia duzia de pessoas pó conhecido Tarrafal...e não foram para lá passar férias de certeza.Até pk nao mais voltaram...e nao considero que houvesse respeito.Axo k havia era medo,muito medo.E isso havia em todas as ditaduras.Porque para haver respeito é preciso ter a liberdade de se poder respeitar ou nao.Mas isto ja sao consideraçoes demasiado filosoficas k nao sao pa minha cabeça.;) mas compreendo perfeitamente onde kerias xegar.E numa ou outra coisa ate concordo com a tua maneira de pensar.
Grande abraço bonekinho.
Luís tu por acaso conheces essa grande nação q é Santa Comba...essa terra q deu à Pátria um herói!!! Um homem que governava com mão de ferro mas q mantinha tudo na linha.Podiamos ser um povo cheio de pobres que n tinham dinheiro p comprar mais que meia sardinha mas tinhamos os cofres cheios de ouro ( que só por acaso roubámos aos judeus, só por acaso)...ah e ninguém se atrevia a faltar ao respeito a uma senhora, fosse idosa ou n. E as mulheres essas nunca levantavam a voz aos maridos, estavam na sua casinha a lavar tachos e a arrumar as panelas.Agora é a vergonha q se vê. Mulheres a baterem nos maridos e com a mania q são independentes. E que ainda por cima se atrevem a terem casos extra-conjugais. Que vergonha!!! No tempo desse grande sábio n havia cá cabalas contra os políticos. Existia uma grande estabilidade política graças a essa fantástica e respeitosa PIDE.
E se morreu alguém pq o S****** mandou foi certamente pq n merecia viver num país digno e respeitado ( pelo menos foi respeitado por Franco- um ditador ali dos lados de Espanha).
Não percebo como te atreves a falar dessa maneira do MAIOR PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS. No tempo dele até a justiça funcionava bem. Basta vermos o exemplo do problema da Casa Pia. Ele abafou o problema e ninguém ficou a saber q em Potugal existiam homens vergonhosos.
Enfim é por tudo isso q eu acho mt bem q inaugurem a tal da Praça, pena é q n seja em frente ao Palácio de S. Bento, sempre era um local mais apropriado:))
Já parece q estou a ver o nosso Primeiro a fazer continência ao seu mentor ah ah ah ah
Aligeirando a conversa...
Eu preferia q o nosso presidente tivesse comprado o árbitro do Estrela-Porto q assim n tinhamos esses tripeiros a ganhar mais um caneco looooooooool olha q no tempo do tal Homem n havia cá FCPorto a ganhar campeonatos qt mais a taça da nossa Pátria. Havia respeitinho pelo Glorioso:)
Tenho dito;)
Beiiiiiiijos
Bem quanto á parte do futebol nem me vou pronunciar porque nao falo daquilo que nao sei.. e a verdade é que nao faço puta ideia do que se passou com o estrela e o porto.. a minha veia azul apenas me permite torcer pelo FCP e ficar muito feliz quando as coisas correm de feição... quando nao correm paciencia...
Quanto ao Salazar e á praça em seu nome, acho que faz todo o sentido haver na sua terra algo a ele dedicado, agora de facto inaugura-la no dia 25 de Abril, embora tambem me soe a provocaçao, a verdade é que faz parte de uma das liberdades conquistadas nesse glorioso dia!
Salazar, apesar e independentemente de tudo, faz parte da historia de Portugal e nem tudo o que fez foi mau... na verdade os seus objectivos eram bons os meios é que nem por isso, foi uma especie de seguidor de Maquiavél onde "os fins justificaram os meios"... facto é que se nao fosse ele o mais provavel era termos entrado na 2ª guerra mundial e termos feito da batalha dos outros a nossa e neste caso pelo menos é de dar valor á sua postura... ja quanto ao Tarrafal e á guerra colonial, sem comentarios, o meu avô esteve nas colonias e por testemunho dele sei que aquilo nao era "pêra doce"...
portanto defender o regresso desse senhor, que inda por cima ganhou como o Maior Portugues e isto sim para mim foi uma surpresa das grandes, nao faz qualquer sentido, a miseria que se vivia na epoca era extrema e a verdade é que muitos de nós defendem que na epoca de salazar é que era, mas a verdade e nao a vivemos e nao acredito que a quisessemos viver se pudessemos.. quanto ao respeito concordo com o Luis, era MEDO.. e muito medo... nenhum de nos esta preparado para perder as liberdades com que vivemos.. alias em tempos de Salazar Bolgs deste e opinioes livres nao existiram com certeza..
é verdade que Portugal ja teve melhores tempos, mas basta ver as notcias é um mal da Europa, do mundo, nao é exclusivo nosso... e embora haja muita gente desesperada e com razao.. salazar NAO.. por favor.. eu gosto muito de dizer o que penso quando penso e de ser mulher independente e respondona e nao pretendo submeter-me a nenhum homem nem dever respeito a ninguem por obrigaçao.. o respeito conquista-se e a mudança nao esta so na mao dos que mandam mas tambem dos que os puseram a mandar... é facil "sacudir a agua do capote" mas a verdade é que a responsabilidade é de todos.
Ju
Enviar um comentário